OMA foi selecionado como vencedor de um concurso internacional para o projeto do novo Palais de justice em Lille, França.
Localizado nos arredores da cidade próximo às fortificações históricas de Vauban, o novo edifício abrigará o tribunal superior e o tribunal distrital de Lille dentro de um volume colorido e expressivo.
Dirigido por Ellen van Loon e Rem Koolhaas, a equipe de projeto do OMA desenvolveu um "edifício multifacetado que é capaz de abordar uma ampla gama de elementos diferentes do passado e presente da cidade". Os serviços públicos e os principais tribunais serão localizados na base do edifício, enquanto pequenos prédios e espaços de apoio estarão contidos numa torre central, de forma triangular. Um anel de escritórios flutuando sobre a base circundará a torre, afastado o suficiente para permitir que a luz natural passe pelo prédio.
Cada um dos três volumes principais será representado de forma exclusiva em material e detalhes, enquanto os espaços interiores irão enfatizar a importância do conforto e da transparência no processo judicial.
"Os interiores de cada um dos componentes do edifício são concebidos para tornar acessíveis todos os procedimentos de justiça, mesmo convidando, sem a intimidação que tradicionalmente tem sido a principal característica da arquitetura de espaços de justiça", explicam os arquitetos.
O OMA tem um amplo relacionamento com a cidade de Lille, tendo projetado o plano-mestre para o novo distrito de Euralille em 1989 e o centro de exposições e conferências Congrexpo em 1994.
O projeto Palais de justice está sendo desenvolvido em colaboração com Saison Menu, WSP, BMF e Quadrim, com a finalização prevista para 2023.
Notícia via OMA